Bem vindo a zona da mata mineira
A Fazenda Pirapetinga está a 150 km de Belo Horizonte, no coração da zona da mata mineira, no município de Piranga, a 70 km de Viçosa, de Ponte Nova, Ouro Preto e Lafaiete.
A região foi ocupada no início do ciclo do ouro e a cidade, hoje com mais de 300 anos, foi fundada antes de Ouro Preto e conserva algumas edificações típicas do período colonial.
A zona da mata caracteriza-se por seu relevo montanhoso, seu clima temperado com estações bem definidas, além de conservar uma parte da mata atlântica que cobria toda a região.
Na Fazenda Pirapetinga você vai encontrar um trecho desta mata ainda intacto e outras áreas em recuperação, onde poderá ver de perto inúmeras espécies de pássaros e pequenos animais como o mico estrela que em diferentes horas do dia vai até a sede em busca de comida.

Um lugar para quem busca tranquilidade, harmonia com a natureza e conforto.

PIRANGA

Piranga é adjetivo e o significado é vermelho. Descendo a Serra de Itaverava, em 1691 a bandeira oriunda de Taubaté-SP, comandada pelos capitães Francisco Rodrigues de Siqueira e Manuel Pires Rodovalho, chegaram a região do Guarapiranga às margens de um ribeirão que dá barra com o Rio Piranga, o Ribeirão Pirapetinga. Léguas abaixo, encontraram uma aldeia dos Botocudos e deram a este local o nome de Seriguéia.
Depois desta Bandeira, no ano de 1692, a Coroa Portuguesa ordenou o estabelecimento de uma base de operação oficial de colonização da região e das Minas Gerais.
Em 1694, numa planície elevada, começaram a edificação de uma capela com evocação à Nossa Senhora da Conceição, inaugurada em 08 de dezembro de 1695.
Para saber mais: história em site desenvolvido e mantido por Thiago Dias Neves.